Procrastinação – Cuidado!

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

Antes de mais nada devo confessar que procrastinei uns 3 dias para escrever esse texto. Mas você sabe o que significa procrastinar?

Segundo a definição da Wikipédia Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com a suas responsabilidades e compromissos.

Acredito que TODOS nós procrastinamos em algum momento ou situação. Procrastinar não se refere apenas a quem em está depressivo, e sim um comportamento MUITO comum em diversas pessoas. Eu mesma procrastino em determinadas situações. Encontro desculpas (muitas esfarrapadas!) para adiar uma tarefa. Esse comportamento leva uma sensação de frustração e uma falsa ideia de que tudo é difícil ou moroso. 

Procure evitar AO MÁXIMO deixar para depois o que você pode fazer hoje, agora. Procrastinar não é “descansar” e muito menos um simples ato inofensivo. Abaixo algumas dicas para evitar a procrastinação:

  1. Procure fazer uma lista (realista) de tarefas e seguí-la corretamente.
  2. Não se sobrecarregue de tarefas. Muitas vezes é melhor cumprir um número razoável de tarefas e vários dias do que um número EXAGERADO de tarefas a serem realizadas num único dia (grande chance de fracassar!).
  3. Não “filosofe” muito antes de realizar uma tarefa. Faça e pronto! Quanto mais tempo tomamos pensando na dificuldade na realização de uma tarefa, maior a chance de procrastinar.
  4. Reconheças suas “desculpinhas” que levam à procrastinação e não dê ouvidos a elas!
  5. Faça um cronograma das tarefas atrasadas e realize-as! 
  6. No final do dia se você não procrastinou, busque se recompensar fazendo algo que goste (como se fosse seu prêmio por não se deixar vencer pela procrastinação).
  7. Não fique se lamentando caso tenha procrastinado. Siga em frente e evite novas procrastinações.
  8. Saiba diferenciar o que é procrastinação e descanso (não misture os assuntos!).

Nada como conquistar metas e cumprir as tarefas planejadas. Vou dar um exemplo prático que “combinei” comigo mesma.  Tenho uma armário de 3 partes em meu quarto. Combinei que arrumaria cada parte em cada sábado do mês vigente. No primeiro sábado eu arrumei a primeira parte com rapidez e certa facilidade, assim, tive ânimo e energia para “adiantar” o sábado seguinte e arrumar a parte 2. Com isso, senti-me feliz por ter feito a mais. Estava no lucro e essa sensação é muito boa! Caso eu tivesse uma meta difícil de arrumar todo o armário em um único sábado, provavelmente teria feito apenas duas partes e terminaria o dia com uma sensação de fracasso, por não ter conseguido cumprir minha meta. Assim, minha dica é: MELHOR COLOCAR PEQUENAS METAS E CUMPRI-LAS DO QUE GRANDES METAS E PROCRASTINAR.


Uma excelente noite a todos (sem procrastinação)…


Diário da Autoestima

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>