Por que cuidar da autoestima?

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

Autoestima é maneira como nos vemos neste mundo. Se buscarmos uma definição no dicionário (online), podemos definir autoestima como: característica de uma pessoa que valoriza a si mesma, dando-lhe a possibilidade de agir, pensar e exprimir opiniões de maneira confiante”. 

Cuidar a própria autoestima é cuidar de si mesmo. Ou seja VALE MUITO A PENA investir na melhora de sua autoestima! Você passará a comportar-se de maneira mais confiante e terá resultados positivos em sua vida.

Quando estamos com baixa autoestima, tendemos a fazer escolhas erradas, interpretações confusas dos acontecimentos e colocarmo-nos numa posição de inferioridade em diversos aspectos. Ver o mundo com um lente turva não nos permite enxergar a situação real. Assim, cabe a você identificar como anda sua autoestima e partir para a luta.

 A autoestima oscila com determinadas fases de nossas vidas. Devemos ficar sempre atentos à ela. Uma vez em alta, não significa que permaneça dessa forma para sempre. Hoje você pode estar com boa autoestima, mas amanhã… não sabemos. Escrevo isso não com uma postura pessimista e sim, como uma pessoa que entende que o estado de humor pode oscila e a autoestima também.

Invista em sua autoesitma. Valorize-se! Se a peteca cair, corra atrás dela, mas não desista NUNCA de você, ok? Mesmo que hoje você se sinta bem consigo mesma(a), lembre-se que esse cuidado tem que ser diário e para a vida toda.

OBS: escreva num papel 10 qualidades (numa coluna) e 10 “defeitos” em outra. E depois responda (pode ser aqui nos comentários mesmo):

  1. Em qual coluna você teve mais dificuldade em escrever? Por que?

Uma excelente autoestima a todos…

Mariza Matheus

Imagem: Public Domain

2 thoughts on “Por que cuidar da autoestima?”

  1. nathalia

    Olá, tive muito dificuldade em fazer uma lista com as minhas qualidades, so tive uma.
    Quero muito poder me amar,me sentir bem comigo mesma,ter confiança e força de vontade.Mas cada dia que passa me odeio mais,não tenho com quem conversar ,pois não tenho nenhum amigo(a),colegas, nada.E isso me deixa mais pra baixo.

    1. Mariza MatheusMariza Matheus Post Author

      Cara leitora,
      Obrigada por participar do blog. Comece criando estratégias para abrir seu leque de amizades. Inscreva-se num curso, por exemplo. Não desanime. O primeiro passo tem que ser o amor próprio. Sentir-se bem consigo mesma é fundamental. Será que vc não é muito crítica com vc mesma? Tente ressaltar suas qualidades e não enaltecer seus defeitos (todos nós temos!). Espero que vc melhore e conquiste amigos e alegria. Abraço, Mariza.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>