Obesidade e Autoestima

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Aqui temos uma dupla que exige certos cuidados. Alimentar-se em demasia pode trazer  consequências danosas ao corpo. A obesidade traz risco de aumentar doenças cardiovasculares entre outras doenças.   Porém, não se prenda a padrões sociais, pois estes são muito rígidos e nem sempre justos. Não vincule seu peso a autoestima, pois com uma boa autoestima você não vai se abalar com o fato de estar ou não acima do peso. Enfim, aqui entra a questão que vai muito além do peso, o amor próprio.
Precisamos sempre do equilíbrio. Assim, devemos todos cuidar da alimentação. Quando não estamos nos sentindo bem com nosso corpo, isso reflete na autoestima e podemos usar a comida como fuga. Muitas pacientes com obesidade se isolam do convívio social por não se sentirem bem com elas mesmas. Nem todas pessoas obesas são infelizes com o corpo, mas muitas mulheres obesas fazem de seus quilos extras uma ruminação mental de autodepreciação que é impossível não impactar negativamente em sua autoestima. Eu já ouvi relatos de mulheres com peso acima da média se sentirem inferiores às demais, por outro lado, tive pacientes obesas muito bem com elas mesmas e com uma ótima autoestima. Neste último caso, elas não deixam o peso influenciar na autoestima, sabe por que? Por se amarem e se aceitarem. Essa atitude é sinal de quem tem boa autoestima. Quem tem boa autoestima tem atitude. Quem tem atitude sabe se amar. E quem sabe se amar… saberá receber amor também.
Assim, podemos concluir uma boa autoestima faz muita diferença na vida de uma pessoa, com ou sem obesidade. Então, não use desculpas para não se amar, ok? Ame-se em primeiro lugar pois assim não tem como deixar de ser bela!
Uma excelente autoestima a todos!
Mariza

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>