Filhos para o mundo

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

Foto: Anna Langova

Acredito que as mães amam intensamente (os pais também!) seus filhos. Bom, a maioria delas. Nenhuma mãe é perfeita, apesar de muitas tentarem seu máximo! Mas muitas têm dificuldade em entender quando seus filhos precisam (necessitam) bater as asinhas e colocar o pé na estrada (com essa contradição no texto mesmo rsrsrs).

 

É preciso preparar seu filho(a) para o mundo. Não adianta sofrer por ele(a). Não adianta viver a vida por ele! A vida muitas vezes parece carrasca, mas seu filho vai saber lidar com os contratempos. A superproteção fará do seu filho um ser frágil e dependente. Um indivíduo com baixa autoestima e, provavelmente, com mágoas. Por mais cruel que o mundo pareça aos seus olhos, mãe, deixe-o partir. Entenda que você foi a orientadora, mas não pode viver a vida por ele (eternamente).

Muitos pais “escolhem” até a carreira de seu filho. Declaram que estão pensando em seu futuro, mas na verdade, estão querendo controlar ou viver suas escolhas. O jovem muitas vezes busca uma individualidade que pode seguir contra mão  do autoritarismo. Um conselho pode ser interpretado como um controle. Pense nisso! Saiba conversar e, principalmente, orientar. Falar NÃO o tempo todos e tão maléfico como o SIM eterno. Eduque com sabedoria e mostre respeito por este ser que tem sua individualidade e opinião, seu filho(a).

Ok, é muito difícil ver seu pimpolho sofrer ou levar um tombo. Entendo. Mas prepare seu filho para o futuro. Vai chegar um momento que seu filho vai seguir seu próprio caminho. Nem sempre suas escolhas serão as mais corretas, mas o que adianta cair por ele(a)? Faça o curativo, se for necessário, mas deixe-o aprender com os próprios erros.

Filho não é uma propriedade ou um boneco onde determinamos quando e como brincar. Filho é outro ser, outro indivíduo… o qual tem o privilégio de conviver com vocês (pais e orientadores).

Deixe-o fazer suas escolhas e seguir seu caminho. Ele sempre sempre saberá que pode contar com vocês, mas não escolham por ele. Repito: não escolham por ele!

Mostrem que vocês estenderão a mão sempre que seus precisarem.

Um excelente dia a todos…

Diário da Autoestima

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>