“Eu não consigo”

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

1-1256217176zbgk (1)Quem já falou essa frase levanta a mão!!! Nossa… Todo mundo levantou a mão?

É bem isso mesmo. Nós, de forma automática ou não, em algum momento repetimos a nós mesmo esse tipo de frase. Dizer que ninguém tem limitações é uma utopia. Mas tem um grupo de pessoas que repete constantemente “eu não consigo”. Seja por qualquer motivo. Eu vou dar o meu exemplo: “eu não consigo dirigir em São Paulo”. E acabo me boicotando. Hoje tento me vigiar e mudar essa frase para “mesmo com medo, eu vou dirigir em SP”. Tem uma clássica que escuto tanto de pacientes como amigas: “eu não consigo perder peso”. Há pessoas que repetem essa frase com tanta frequência na mente que acabam afundando sua autoestima.

Primeiro, conseguimos muitas coisas até não conseguir certa coisa a gente consegue. Entendeu? Não?? Acredito que conseguimos exatamente o que pensamos. Se eu acredito que não vou conseguir dirigir em SP por que vou tentar? Já sei que vai dar errado, pois minha mente está programada para “eu não consigo…”. Por mais difícil que seja uma determinada situação tente, ao menos, não dificultá-la. Pensar negativamente é como colocar mais um obstáculo em seu caminho. Colocar crenças negativas antes mesmo de seguir ir em frente impedirá você de dar o primeiro passo. “Ah, Mariza, já tentei mil vezes emagrecer e nada!”. Bom, talvez suas tentativas foram baseadas na crença (bem enraizada) de que seria mais uma tentativa fracassada. Tente, antes de emagrecer, mudar sua visão de você mesma e colocar metas curtas e fáceis de atingir. Por exemplo: quero perder 20 kg esse ano. E fico focada nisso, mas o tempo passa e ganho mais dois Kg!!!! Como assim? Na verdade eu quis, talvez, uma meta de difícil alcance nesse período e, com as dificuldades, fui cometendo pequenos deslizes para compensar o sacrifício. Por que não pensar que em uma semana você perderá 0,5kg, e nesta mesma semana, você irá se exercitar 3 vezes e… nesta mesma semana… você não comerá doces. Assim, quando a semana acabar, você faz uma nova meta para a semana seguinte. Cada semana um degrau. Sem metas muito longes, pois estas são fáceis de quebrarmos e, consequentemente, de decepcionarmos. Agora, sem achar que não vai conseguir, caso contrário sua tentativa maior vai ser da desistência.

Mude seu padrão mental e, por favor, PARE de repetir “eu não consigo”!!! Promete?

Com carinho…

Mariza Matheus

Imagem: Petr Kratochvil (Public Domain Pictures)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>