Carma

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

Carma

Carma (do sânscrito कर्म, transi. karma. Em páli,  kamma. Ambos os termos significam, literalmente, “ação”) é um termo de uso religioso dentro das doutrinas budista, hinduísta, janista e teosófica. Em cada uma dessas doutrinas, o termo tem um sentido próprio. No hinduísmo, “carma” refere-se ao efeito que nossas ações geram em nosso futuro, tanto nesta como em outras vidas, após eventuais reencarnações. No budismo, o termo se refere às nossas intenções, que podem ser boas, más ou neutras. Boas intenções geram bons frutos, más intenções geram maus frutos. E é a intenção nossa de continuar a existir que nos levaria, após a nossa morte, a reencarnarmos em outros corpos. Considera-se que, ao gerar carma, os seres ficam presos ao ciclo de reencarnações (samsara) e que a última meta da prática budista é extinguir o carma e, desse modo, libertar-se do ciclo de reencarnações. Dentro da teosofia, o termo está ligado ao sentido de saga, do “dever a ser cumprido no ‘sou'” (Fonte: Wikipédia).

Independente da definição, acredito que você já tenha escutado esse termo antes.  A primeira vez que eu tive contato com essa palavra “carma“, foi no espiritismo, onde a construção de um carma ruim pode repercutir em diversas vidas. Confesso que tive dificuldade em lidar com tal compreensão pois, respeitando as diversas definições e crenças, não tenho conhecimento sobre se há ou não vidas passadas. Assim, creio que construímos o carma todos os dias e também podemos modificá-lo com a mesma frequência. Acabei de ler um texto do monge Genshô onde se referiu ao carma como resultado de nossos pensamentos.

Nossos pensamentos comandam nossas ações e, consequentemente, nosso carma. Se fomentarmos negatividade, o que iremos obter? Tentar manter uma mente serena é um primeiro passo para um bom carma. Se eu pensar positivamente eu poderei ter consequências benéficas para mim e para todos os seres. O contrário também acontece, onde pensamentos negativos geram consequências danosas e ou prejudiciais às outras pessoas.

Cuide-se! Construa seu carma a partir de sua mente. Pense que a semente é plantada em você e a colheita pode beneficiar todos em sua volta.

Uma excelente tarde a todos,

Mariza Matheus

Imagem: Public Domain Pictures (George Hodan)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>