10 emoções positivas que vão fazer a diferença em sua vida (Psicologia Positiva)

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

Imagem: Public Domain Pictures (Anna Langova)Já ouviu falar em psicologia positiva?  A psicologia positiva é um movimento crescente e muito estudados por terapeutas em todo o mundo. Segundo os pesquisadores Sheldon & King (2001), trata-se de uma visão mais aberta e apreciativa dos potenciais , das motivações e das capacidades humanas, enfatizando mais a busca pela felicidade humana do que o estudo das doenças mentais. (Fonte: Wikiédia)

A busca pela felicidade vem desde a Grécia Antiga e, desde então, é um assunto cada vez mais frequente em diversos profissionais nas áreas de psicologia e psiquiatria. Muitos profissionais da área de saúde já foram criticados duramente por focarem seus estudos apenas nas doenças mentais ao invés tentarem focar na sanidade mental. A psicologia positiva muda esse foco justamente trabalhando a questão da sanidade do indivíduo.

Estou participando de um curso sobre psicologia positiva pela Universidade da Carolina do Norte (EUA) – curso à distância – e pretendo dividir meus aprendizados aqui com vocês. Abaixo, colocarei uma lista de 10 emoções  que devemos cultivar em nossa mente para que possamos aprimorar nossa paz interna e, consequentemente, obtermos resultados positivos em nosso dia a dia.

1. ALEGRIA – Nem sempre temos ou podemos nos sentir assim, alegres.  Tem vezes que é quase impossível lidar com esse sentimento, pois as reações externas nos impedem de lembrarmos que tal emoção existe. Mas, quando ocorrer uma situação que lhe traga alegria, tente eternizar esse momento em uma imagem. Por exemplo, lembro-me exatamente do dia em que vi meu nome no jornal quando passei na faculdade de medicina. Lembro-me até das sensações no meu corpo. Minhas pernas ficaram bambas e meu coração disparou. Fui cedinho comprar o jornal (06:20am) e lá mesmo procurei meu nome. No primeiro instante não o vi, aí veio uma sensação de cansaço misturada com fracasso. Mais tarde, ao procurar para uma amiga seu nome vi o meu. Aí só alegria! Neste momento saí do cursinho e fui direto para casa e entrei gritando que havia passado na faculdade. Minha mãe e meu padrasto desceram correndo as escadas e essa imagem eu eternizo em minha mente. Nos momentos onde eu me sinto mais insegura a respeito de um projeto, eu tento resgatar essa imagem e logo vem uma sensação boa em meu corpo e mente. Isso me dá um gás para não temer uma situação nova e confiança para acreditar em mim mesma.

Faça você também um resgate de suas memórias de alegrias e as eternize em imagens. Resgate-as sempre que achar necessário e cultive cada vez mais momentos de alegrias. Aumente sua “coleção” de memórias alegres. Infelizmente fazemos o oposto, tendemos a alimentar memórias tristes do passado e lembramos delas com mais facilidade quando passamos por alguma dificuldade no presente. O que proponho aqui é resgatar as memórias positivas do passado sempre, mesmo nos momentos difíceis.

2. GRATIDÃO: ser grato é um sentimento que traz conforto em nossa mente. Seja grato por muitas coisas, pois estamos a toda hora tendo oportunidades de sermos gratos a algo e/ou situação. Assisti um vídeo estes dias da Dra. Sofia Bauer (médica psiquiatra) onde ela dava sugestões interessantes e gostaria de ressaltar uma: no final do dia, escreva em um caderno (ou no seu tablet mesmo) 5 coisas ou situações que aconteceram durante seu dia e que você foi grato. Depois de um tempo repetindo esse comportamento será natural você ficar grato a muitas coisas que acontecem em sua vida e, consequentemente, esse sentimento vai ocupar uma boa parte de seus pensamentos e melhorar seu modo de ver a vida. Experimente! Eu já estou com minhas anotações diárias e já posso ressaltar que sou muito grata por VOCÊ estar aqui lendo essa minha postagem. Obrigada!

3. SERENIDADE – estar em paz consigo mesmo é o desejo da maioria de nós, certo? Cultive a paz dentro de você e, para isso, é preciso ser tolerante com seus defeitos e paciente para mudá-los no tempo certo. A serenidade nos ajuda a mudar nossa visão de mundo e de nós mesmos.

4. INTERESSE – Tenha interesse pela vida e principalmente por você. Invista em aprender sempre e aproveite os tombos como lições em sua vida. O interesse é movimento, nos faz querer ir para frente sempre. A vida segue e só fica parado quem perdeu o interesse por ela. Interesse-se! Viva!

5. ESPERANÇA – Sem esperança não somos nada. A esperança nos faz acreditar que algo melhor pode acontecer. Com a esperança suportamos melhor as dificuldades, enfrentamos com mais serenidade nossos obstáculos. Ter esperança é como se tivéssemos aquela pilha que nos dá mais energia para continuar lutando sempre. Essa emoção é a que nos ajuda a levantar, sacudir a poeira e seguir em frente. Tenha sempre esperança de que você pode sim ter o resultado que deseja.

6. ORGULHO – Neste caso eu me refiro a ter orgulho de você e suas conquistas. O reconhecimento daquilo que você já superou é motivador para novas conquistas. Orgulhe-se! Você chegou até aqui é porque teve que superar muitas coisas em sua vida, certo? Parabéns! Você conseguiu e conseguirá muito mais. Acredite!

7. DIVERTIMENTO – Diversão não é apenas ter que sair de casa e ir para um show ou balada. Estas também são diversões, mas divirta-se com as pequenas coisas também. Eu me divirto muito com meus gatinhos quando chego em casa. Adoro a sensação de tirar os sapatos no final do dia. Divirto-me com conversas com meus amigos, com as piadas de meu marido, etc. Alimente o sentimento de divertimento dentro de você e aprenda que podemos sim nos divertir com as pequenas situações do dia a dia.

8. INSPIRAÇÃO – a inspiração é um bálsamo para a caminhada na vida. É uma emoção que nos ajuda a seguir em frente. Inspire-se por seu trabalho, pelos seus filhos, pelas conversas com os amigos. Inspire-se pelo que seus olhos enxergam. Se neste momento você está sem nenhuma inspiração, olhe em sua volta e perceba que tal “inspiração perdida” pode estar aí, bem pertinho de você.

9. TEMOR – Como assim temor? Calma! Não me refiro aqui ao medo e sim a um alerta que nossa mente nos fornece. Muitas vezes quando estamos estagnados, meio sem rumo, começamos a sentir temor, pois não sabemos por onde seguir. Quando esse temor aparecer é um sinal de que algo precisa ser feito para sair dessa estagnação. Não precisa se desesperar, pois esse temor é só um tipo de alerta (sacudida) que seu cérebro dá em você para que busque algo novo, diferente. Nossa mente e tão perfeita que sempre manda sinais de como e onde devemos seguir. Esse temorzinho da estagnação é um alerta para você começar novos projetos ou não se deixar acomodar.

10. AMOR – Acho que este nem precisamos filosofar muito, não é mesmo? O amor move montanhas e contagia todas em sua volta. Faça tudo em sua vida com muito amor. Pode ter certeza que os resultados serão ótimos para você e para aquele que receberá seu amor. Você pode transmitir amor num simples bom dia, ao fazer o almoço, ao sorrir para uma pessoa. Podemos alimentar o amor nas pequenas e grandes atitudes.

Um excelente dia a todos (com muito amor)…

Mariza Matheus

Imagem: Public Domain Pictures (Anna Langova)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>